ORCHIDACEAE

Miltonia flavescens (Lindl.) Lindl.

Como citar:

Danielli Cristina Kutschenko; Tainan Messina. 2012. Miltonia flavescens (ORCHIDACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

LC

EOO:

919.101,911 Km2

AOO:

188,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

​Espécie não endêmica do Brasil. No Brasil é encontrada nas regiões Nordeste (Pernambuco, Bahia), Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro) e Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) (Barros et al., 2012), além do Mato Grosso do Sul (CNCFlora, 2012).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Danielli Cristina Kutschenko
Revisor: Tainan Messina
Categoria: LC
Justificativa:

<i>Miltonia flavescens</i> é uma espécie epífita ocorrente em ambientes de Mata Atlântica e Caatinga nos estados do sudeste e sul do Brasil, além de Pernambuco, Bahia e Mato Grosso do Sul. Possui uma extensão de ocorrência de 794.653km². A espécie é amplamente distribuída, abundante e bem representada em áreas protegidas, desta forma, ?<i>Miltonia flavescens</i> é uma espécie menos preocupante (LC). Entretanto, por estar presente no apêndice II da CITES, recomenda-se maiores estudos populacionais e de exploração, os quais poderão levá-la futuramente a uma nova avaliação.

Perfil da espécie:

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Sim

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica, Caatinga
Fitofisionomia:
Habitats: 1.5 Subtropical/Tropical Dry
Detalhes: ​Orquídea epífita que ocorre em ramos de árvores (Rogalski; Zanin, 2003) da Mata Atlântica e da Caatinga (Barros et al., 2012). Encontrada em floresta ripícola e em floresta estacional semidecídua (Ferreira; Lima; Pansarin, 2010). Floresce em Outubro e Novembro (Ferreira; Lima; Pansarin, 2010), quando é polinizada por insetos (Geraldino; Caxambú; Souza, 2010). É dispersa pelo vento (Geraldino; Caxambú; Souza, 2010).

Ações de conservação (3):

Ação Situação
1.2.1.1 International level on going
Consta no apêndice II da CITES: http://www.cites.org/eng/app/appendices.php; acesso em 18/05/2012
Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
​Vulnerável (VU). Lista vermelha da flora do Rio Grande do Sul(CONSEMA-RS, 2002).
Ação Situação
4.4.2 Establishment on going
Encontrada nas seguintes unidades de conservação: ​Reserva Florestal Rio Doce (MG), Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo (PR), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Parque Estadual Mata dos Godoy (PR), Reserva Ecológica da Copel (PR), Reserva Biológica de Tinguá (RJ), Estação Ecológica Caetetus (SP) e Reserva Florestal de Vassununga (SP) (CNCFlora, 2012).

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
Ornamental
​Espécie é cultivada como ornamental (http://www.fazfacil.com.br/jardim/orquidea_miltonia_flavescens.html; acesso em 21/05/2012).